top of page
Buscar
  • gabrielcapoani

Já se percebeu exausto?

A sensação de cansaço é uma experiência que permeia diversas fases da vida de um indivíduo e pode estar relacionada a vários aspectos, como trabalho, relacionamentos amorosos, amizades, atividades de lazer e outros. Essa sensação muitas vezes está ligada a períodos ou condições específicas, nas quais podemos identificar as circunstâncias que a causam. Por exemplo, pode ocorrer ao entregar um projeto importante ou ao finalizar um ciclo de aulas.

No entanto, há momentos em que o cansaço toma conta de todas as áreas da vida, tornando exaustivo realizar até as tarefas mais simples do cotidiano, sem que fique claro o que está provocando essa sensação, por um período de tempo longo. Isso pode desencadear pensamentos sobre a capacidade de lidar com as demandas, afetando a autoestima e a auto percepção, por exemplo. O que podemos caracterizar como o sentimento se exaustão.

Antes de assumir toda a responsabilidade pelo estado emocional imediato, é importante compreender que estamos inseridos em um contexto social concreto, com suas próprias exigências e demandas ligadas a um modelo de produção que permeia quase todas as áreas de nossas vidas, mesmo fora do trabalho. Esse modelo frequentemente exige respostas imediatas e desenfreadas, colocando o indivíduo em uma posição de atender às demandas que muitas vezes não fazem sentido para ele, sem sua própria consciência.

Portanto, uma visão crítica sobre o que é importante para o indivíduo e o que se refere a uma demanda social pode ser um ponto de partida para compreender o que compromete sua qualidade de vida. No entanto, esses fatores ligados ao processo não são de fácil compreensão, levando-nos a questionar outros dois pontos importantes.

Para entender melhor como somos afetados pelas atividades que realizamos e pelo contexto ao nosso redor, podemos analisar como abordamos a solução de problemas, investigando as razões que nos levam a agir de determinadas maneiras em situações cotidianas. Aprofundar nossa consciência nesse aspecto nos permite identificar áreas em que podemos ou não introduzir mudanças.

Quando se trata de questões sensíveis ou de difícil acesso, é fundamental reconhecer a importância das trocas, como o processo terapêutico, grupos de discussão e grupos de apoio, que podem ampliar nossa compreensão de determinados fenômenos que podem estar causando sofrimento.

Outro ponto seria na verdade uma ênfase sobre a importância da troca com o outro, no qual permite ter uma percepção acerca dos sofrimentos que cada um passa, de uma maneira que possa haver formas de identificação, diferentes pontos de vista podem ser abordados, assim como reforçar a coletividade diante de dores e dificuldades, podendo criar novos sentidos e significações, saindo do escopo individual, que muitas vezes é reforçado pela sociedade.

Com base nessa reflexão, apresento alguns pontos a serem considerados além da exaustão, pensando nela como um sentimento que faz parte de um ambiente no qual nos relacionamos e somos afetados. Isso nos ajuda a identificar áreas e formas em que podemos ou não exercer alguma atuação visando mudanças, assim como entender as limitações da sociedade em que vivenciamos, de maneira concreta.


53 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page