top of page

A importância de compreender nossas emoções

Você já percebeu certa dificuldade para compreender os sentimentos e emoções que está sentindo em determinadas atividades, ou então em certos momentos da vida? Seja quando está dando inicio em uma nova experiência profissional, relações de afeto, ou até mesmo para entender o que sente sobre si mesmo? Importante relatar que cada um vai experimentar essa sensação de sua própria maneira, podendo sentir-se animado, angustiado, perdido ou qualquer outro sentimento que venha.


Mas o que quero trazer para reflexão é que é um processo comum comum quando estamos realizando novas atividades ou então percebendo novas formas de nos enxergar, porém diversas vezes nos vemos em sofrimento em situações como estas.


Podemos atribuir parte dessa dificuldade a baixa valorização e integração das emoções, com os aspectos cognitivos de aprendizagem e reconhecimento das necessidades de nossas atividades. No qual o aspecto cognitivo acaba sendo mais valorizado, de forma que é pouco trabalhado sobre como nos sentimos a respeito de nossas emoções nos contextos que habitamos e atividades que realizamos, desde muito cedo.


Pensando que as necessidades internas não estão imediatas e muitas vezes não são de fácil acesso para nós, algumas dicas para refletir e exercitar maior compreensão acerca do que sentimos seriam: escrever sensações sobre o que tem vivenciado, procurar discriminar o que tem sido interessante e o que pode estar incomodando. Assim que pontuar os pontos iniciais gerais, discriminar o que pode estar gerando estes sentimentos positivos, ou então os negativos. Além de perceber mais sobre o que o que está passando na sua vida atual, também é possível perceber pontos acerca da sua individualidade e seu modo de ser.


Também podemos relacionar nossas sensações e emoções com produções culturais que consumimos, onde é possível perceber de que forma nos identificamos e quais os motivos que elas despertam nosso interesse. Claro que essas são apenas algumas dicas e cada um terá sua própria forma para faze-la.

Importante dizer que a validação de atividades relacionadas ao emocional, são relevantes para cada vez mais havermos maior consciência sobre aquilo que passamos, podendo ter maior autonomia em nossas ações. Não é um processo fácil também, pois como dito nossas necessidades internas muitas vezes não são de fácil acesso e reconhece-las é apenas uma parte, para que ocorra mudanças concretas.


O processo de psicoterapia é uma ferramenta que além de outras questões, pode ser utilizada para lidar com o novo e desconhecido, podendo dar uma forma e nome para esses sentimentos. Também vale destacar a reflexão de ocupar outros espaços coletivos que possam dar importância para o reconhecimento emocional, trazendo novas contribuições e trocas em um contexto social, podendo gerar novas vivências.

43 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page